Esta semana será de muito conhecimento e diversão para adolescentes matriculados no Sesi Jardim da Penha. É que a volta às aulas da turma do Novo Ensino Médio na unidade será diferente: eles conhecerão os fundamentos, regras e requisitos para criar um jogo e confeccionarão, eles mesmos, os próprios games ao longo da primeira semana do período letivo, além de conhecerem e participarem de uma programação desenvolvida especialmente para eles no Findeslab.

E tanta novidade tem um motivo para lá de especial: a unidade será pioneira em ofertar a formação técnica em Programação de Jogos Digitais nos moldes do Novo Ensino Médio, que passará a ser obrigatório em 2021, mas que, nas unidades Sesi/Senai já será aplicado a partir deste ano.

Durante o dia hoje (3) os alunos de Jardim da Penha receberão as propostas de desafios e se dividirão em equipes. Com toda a estrutura da unidade à disposição, eles vão colocar a mão na massa para criar seus jogos até quarta-feira (5), quando entregarão os trabalhos finalizados. No dia 6, o período letivo está reservado para jogar, assim, todos testarão a viabilidade e funcionalidade de cada game desenvolvido pelos alunos.

Já na sexta-feira (7), uma aula ainda mais diferente: a turma vai conhecer as instalações do Findeslab, no prédio da Findes, para uma manhã recheada de programação voltada à inovação e tecnologia, em que os alunos terão, além de exposições teóricas, momentos práticos no lab.

Novo Ensino Médio

A rede Sesi/Senai é pioneira no oferecimento do Novo Ensino Médio. Com uma turma-piloto que funciona desde 2018 na unidade de Civit, os centros de formação educacional oferecem agora as turmas integradas em Aracruz (Téc. Mecânica); Cachoeiro de Itapemirim (Técnico em Redes de Computadores e Matemática e Suas Tecnologias); Campo Grande (matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias); Linhares (Téc. Mecânica e Matemática e Suas Tecnologias); Cobilândia (Matemática e Suas Tecnologias); Araçás (Ciências da Natureza e suas Tecnologias); Civit (Téc. Eletrotécnica); e Jardim da Penha, lançando o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais.

A carga horária de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada pelo Sesi ES e, desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional.

Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o Superintendente do Sesi-ES e Diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

  • Ensino por área de conhecimento com foco no desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Aulas menos expositivas, mais práticas e dinâmicas;
  • Desenvolvimento de projetos, oficinas e atividades diversificadas, integrando as áreas do conhecimento;
  • Desafios para que os alunos busquem soluções para problemas reais;
  • Avaliação por competências em que o aluno é avaliado em todas as atividades propostas e não apenas por provas.
  • Aracruz: Técnico em Mecânica;
  • Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada);
  • Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma de cada);
  • Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada);
  • Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica;
  • Vila Velha (Cobilândia): Matemática;
  • Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza;
  • Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (1 turma);

Por Elaine Maximiniano com informações de Fiorella Gomes

Compartilhe