Escolas participantes posicionadas para o Hino Nacional Brasileiro | Foto: Jogos Estudantis 2019 / Folha Vitória

Desfile, ginástica rítmica, dança e ginásio lotado marcaram a abertura dos Jogos Estudantis 2019, realizada na segunda-feira (09), no Sesi de Jardim da Penha – anfitriã do evento -, em Vitória.

A competição acontece até o dia 26 de setembro, contando com a participação de 24 unidades de ensino de todo o Estado. Assim, são mais de 1.400 alunos-atletas inscritos em seis modalidades de esportes: handebol, futsal, futebol society, vôlei, basquete e tênis de mesa.

O objetivo dos Jogos Estudantis é estimular a prática de esportes, descobrir novos talentos e contribuir na formação de cidadãos, segundo explicou o vice-presidente do Sistema Findes, José Carlos Bergamin.

“Para nós, é uma alegria muito grande organizar e ser a sede dos Jogos Estudantis do Estado, com 24 escolas participando e mais de 1.400 alunos-atletas. Esse casamento entre esporte e educação traz motivação, disciplina e estimula um espírito competitivo sadio. Todos os colaboradores e organizadores estão unidos por uma causa maior, que é o desenvolvimento dos nossos jovens. Essa é uma experiência que já deu certo”, falou.

– Assista ao vídeo e confira como foi a abertura dos Jogos Estudantis 2019:

Os Jogos Estudantis são uma realização do Sesi, da Rede Vitória e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade). Para o diretor executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati, a segunda edição dos Jogos Estudantis já sai na frente pela quantidade de escolas e atletas inscritos na competição.

“A festa é para os atletas. Reunir o jovem através de uma causa de educação, do esporte e da saúde é muito importante para todos nós da Rede Vitória e para a Jovem Pan, que fala a linguagem do jovem. Tivemos esse ano um crescimento de 20% no número de atletas em relação ao ano passado. É através do esporte que formamos não só campeões, mas estimulamos os jovens a desenvolver a disciplina, o espírito de competição, a lealdade”, afirmou.

– Clique aqui e confira a galeria de fotos da cerimônia de abertura!

Já o presidente da Fecade, Lidimar Marquêz, destaca o potencial da competição em formar futuros atletas de alto nível. “A grande importância do esporte é o desenvolvimento global do aluno. Dentro da escola é onde se forma o futuro esportista. Por isso, cabe a nós também parabenizar os professores de Educação Física, diretores de escolas e, principalmente, os alunos-atletas”, afirmou.

Apresentações

Como toda boa cerimônia de abertura de Jogos, não poderia faltar apresentações artísticas. A anfitriã Sesi de Jardim da Penha juntou esforços com o Sesi Civit para um número de seus grupos de dança. As meninas da escola São Camilo de Lelis brilharam na ginástica artística. Tão clássico quanto o acendimento da Pira Olímpica, as escolas inscritas realizaram o desfile de suas delegações.

Pira Olímpica

 

Bruno Malias, ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Areia e paraninfo dos Jogos Estudantis 2019 acende a Pira Olímpica | Foto: Jogos Estudantis 2019 / Folha Vitória

Momento mais esperado da cerimônia, o tradicional ritual de acendimento da Pira Olímpica foi realizado por Bruno Malias, ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Areia e paraninfo desta segunda edição.

Com 39 anos, quatro vezes campeão do mundo na modalidade e diversos outros títulos conquistados na carreira, atualmente ele é Instrutor Internacional FIFA de beach soccer e coordenador técnico da Associação Capixaba de Esporte e Lazer, que desenvolve ações como a Escola de Craques Bruno Malias e o Rio Branco Beach Soccer.

“Há pouco tempo, eu estava no lugar deles, então é uma coisa muito especial para mim. Espero que os jogos sejam maravilhosos. Participar dessa abertura e sentir esse clima, é sensacional. Acredito que é importante relatar para os jovens a importância de conciliar esporte e educação. Mesmo competindo, eu nunca abandonei a sala de aula”, revelou Bruno.

Partida inaugural

Logo após a cerimônia de abertura, a bola rolou para a partida inaugural dos Jogos Estudantis 2019. O jogo foi válido pela categoria juvenil (sub-17) do futsal. Dentro de quadra, melhor para a equipe do Mundo Moderno, que venceu a escola SEB por 2×1.

O Mundo Moderno é o atual campeão da categoria e busca o bicampeonato nesta edição dos Jogos.

– Veja abaixo quais são as escolas participantes no evento:

– Casa do Estudante
– Centro Educacional Mundo Moderno
– Colégio América de Vitória
– Colégio Castro Alves
– Colégio Passionista
– Escola da Ilha
– Escola Monteiro
– Escola Santa Adame
– Escola Siena
– IPE
– Colégio Salesiano
– São Camilo de Lellis
– Escola SEB
– Escola José Bonifácio
– Colégio Expoente
– NEP
– SESI Araçás
– SESI Campo Grande
– SESI Cobilândia
– SESI Jardim da Penha (anfitriã)
– SESI Laranjeiras
– SESI Maruípe
– SESI Porto de Santana
– SESI Civit

Redes Sociais

Para ficar por dentro dos Jogos Estudantis 2019, acesse o site oficial do evento clicando aqui, além de seguir as redes sociais oficiais: facebook.com/jogosestudantises e @jogosestudantis no Instagram. Por lá, você confere conteúdos exclusivos e novidades ao longo da competição, além de participar de sorteio de brindes.

A cobertura completa do evento está sendo realizada pela Rede Vitória, com transmissões ao vivo pelo jornal online Folha Vitória. O jornalismo da TV Vitória e da Rádio Jovem Pan Vitória está responsável pela cobertura dos jogos e dos bastidores das competições. Fique ligado!

Por Fiorella Gomes
*Com informações do Folha Vitória

Compartilhe