Quem olhar para o prédio do Sistema Findes, verá que sua fachada está iluminada pela cor verde. As luzes são uma referência ao Abril Verde, campanha abraçada pelo Sesi, que tem como missão a promoção da qualidade de vida do trabalhador, além de estimular a gestão socialmente responsável das empresas.

O Abril Verde faz parte do calendário oficial de eventos do Espírito Santo desde 2017, sendo instituído pela Lei nº 10.728. Com o tema “Trabalho Seguro”, a campanha deste ano tem um cronograma de ações que conta com debates, palestras, cursos e mobilizações sociais que abordam o tema saúde e segurança do trabalhador. Além disso, prédios de instituições públicas e privadas estarão iluminadas na cor verde.

Dentro dessa programação, o Sesi-ES já realizou o Curso Avançado de eSocial, que capacitou gestores, profissionais de RH e da área de Saúde e Segurança do Trabalho a utilizar a plataforma do Governo Federal, sobretudo quanto a  implantação dos processos relacionados aos eventos de SST. O evento também abordou os benefícios da plataforma SesiViva+,  plataforma digital que reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas para a implementação de ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Nesta quarta-feira (10), realizará o II Workshop de Inovação em Saúde e Segurança de Trabalho, no Salão da Indústria da Findes, às 14h; e o II Seminário de Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho, no Auditório da Findes, às 19h.

No próximo dia 17, será o lançamento do Grupo Técnico de Higiene Ocupacional, uma ação da Aliança Saúde Competitividade, projeto que une Findes-Sesi, setor industrial, instituições de ensino, conselhos e o governo em prol da promoção da saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

E, encerrando a campanha, acontecerá o Sesi Saúde Total, no dia 28 de abril, das 9h às 14h, na Praia da Camburi, em Vitória.

As ações estratégicas para prevenir a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho foram traçadas pelo Fórum Abril Verde ES, formado por instituições multissetoriais, sendo elas, Findes-Sesi, Secretaria do Estado de Saúde (Sesa/Nevisat), Prefeitura de Vitória/SEMUS/GVS/CVST, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Fundacentro, Sest/Senat Escola Técnica de Saúde ETESES, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) São Mateus, Cerest Colatina, Cerest Cachoeiro de Itapemirim, além das referências técnicas municipais de Saúde do Trabalhador e os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Mármores e Granitos (Sindimármore), Sindicato dos Empregados em Postos de Servicos de Combustiveis (Sinpospetro), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem, Estrada, Ponte, Pavimentação e Terraplenagem (Sintraconst).

A campanha “Trabalho Seguro” atinge os 78 municípios do Espírito Santo.

No Brasil, em 2017, foram contabilizados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho 549.050 mil acidentes de trabalho e 1.989 mortes acidentárias notificadas.

Nesse mesmo ano, no Espírito Santo foram registrados 10.422 acidentes de trabalho e 54 óbitos. Ocorreram 2.826 afastamentos por auxílios-doença decorrente de acidente de trabalho. Estima-se a ocorrência de um acidente a cada 50 minutos e uma morte a cada seis dias no Estado.

Em 2018, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), iniciou o monitoramento e investigação de óbitos, incluindo de trabalhadores formais não segurados pela Previdência Social e os informais. No período, foi registrado 98 óbitos, sendo 99% de trabalhadores do sexo masculino. Além disso, 22,5% são autônomos – a maioria trabalha de forma independente ou presta serviços para pessoas físicas. As ocupações com maiores números de óbitos foram motoristas de caminhão e pedreiros.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, por exemplo, o setor de Serviço Social registrou 202 pacientes atendidos vítimas de acidente de trabalho ou de percurso em 2018. No ano anterior, foram 130.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foram 378 atendidos em 2018. Já no ano de 2017, foram 385. Os casos mais comuns registrados pela equipe do Jayme foram dor lombar, ferimento/trauma em membros (principalmente braços), queda, corte e perfuração.

Compartilhe