Dois alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Sesi de Colatina estão na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF).  Esta é a primeira vez que alunos da escola participam da competição, que é realizada entre estudantes de todo o Brasil. Diogo Soares Favoreti e Pedro Henrique Caron Sadrini se classificaram para a etapa final, que acontece no próximo dia 6 de outubro em diversas cidades brasileiras.

De acordo com Fabrício Vicente, professor que ministra a disciplina no Centro Integrado Sesi/Senai de Colatina e é responsável pelo acompanhamento dos alunos na competição, explica que, além das aulas de física regulares, os estudantes estão recebendo acompanhamento paralelo e resolvem exercícios preparatórios para a competição.

“Estamos dando todo o apoio na preparação dos alunos, com a indicação de material de estudo, provas de competições anteriores e orientação quanto às provas e matérias das avaliações”, declara o professor, ressaltando que, mesmo sendo a primeira experiência do Sesi com a competição, dos quatro alunos inicialmente inscritos, dois se classificaram para a etapa final.

Diogo Favoreti, um dos classificados para a terceira etapa, conta como está sendo sua preparação. “O professor Fabrício chamou para fazer a prova, eu estudei e passei para a segunda fase. Ele falou quais matérias poderiam cair, eu fiz a segunda fase com orientação dele e não achei a prova muito difícil. Todo dia eu estudo, o professor acabou de montar um grupo de estudo no Whatsapp, ele vai mandar as provas antigas e conteúdo especifico”, explica.

Já Pedro Henrique Sandrini, o outro representante do Sesi Colatina na Olimpíada, conta que estuda cerca de dez horas por dia, contando o período em que está no Sesi. “A equipe da escola ajuda, dá dicas, orientação também. Eles sempre nos incentivam e chamam pra participar das olimpíadas”, diz.

 

 

Olimpíada Brasileira de Física

Além dos dois estudantes que seguem para a terceira fase, os outros dois estudantes do Sesi Colatina inscritos na OBF obtiveram resultados importantes: João Pedro Sandrini Milanezi e Lorena Firme Croce  se classificaram para a segunda fase da Olimpíada.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada Brasileira de Física tem como objetivos principais estimular o interesse pela Física  e identificar estudantes com habilidades nesta área, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Podem participar alunos do 8º ano ao Ensino Médio. A competição é dividida em três fases: a primeira ocorre na própria escola e as outras duas em locais determinados pelos organizadores. Os alunos avançam pelas etapas de acordo com o desempenho em cada prova.

Os vinte melhores estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com melhor desempenho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), juntamente com os 40 melhores estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

 

 

Por Elaine Maximiniano

Compartilhe