Escolas do Sesi e unidades do Senai da Grande Vitória estão participando do projeto de certificação “Escola Segura” do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A ação faz parte de uma nova cultura de prevenção e controle de situações de emergência, que está sendo implantada em todas as unidades Sesi e Senai do Espírito Santo.

A Simulação de Evacuação de Emergência consiste em um treinamento que simula, de forma realista, uma situação de risco, como um incêndio. Todas as escolas do Sesi e unidades do Senai no Espírito Santo vão participar dos treinamentos do Corpo de Bombeiros para o Projeto Escola Segura, sendo realizados diversos simulados de emergência para abandono de área.

Já foram realizadas simulações com os alunos, professores e colaboradores das unidades Sesi em Cobilândia e Araçás (Vila Velha), Sesi Maruípe (Vitória), Sesi Campo Grande (Cariacica), além do Senai Araçás (Vila Velha) e do Centro Integrado Sesi Senai Aracruz.

O exercício simulado foi realizado em dois momentos. Inicialmente, foi treinada uma situação de emergência para abandono da edificação sem a intervenção dos bombeiros. Em um segundo momento, além da exposição minuciosa do modelo do Plano de Emergência que será executado no “Projeto Escola Segura”, foi também enfatizada a importância e a necessidade de se criar uma nova cultura de prevenção, com o envolvimento e a responsabilidade de todos.

 

Certificação

O projeto Escola Segura visa simplificar os processos de obtenção dos alvarás do Corpo de Bombeiros Militar, além de capacitar profissionais, pais e alunos com conhecimentos básicos sobre segurança contra incêndio e pânico e também realizar simulados para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas capacitações, promovendo assim um envolvimento mais efetivo de todos os cidadãos, com responsabilidades compartilhadas a fim de preservar vidas e evitar perdas.

 

Confira algumas fotos dos simulados:

* Por Thaíssa Dilly (UCI), com informações da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do ES.

Compartilhe