Equipes de escolas privadas e púbicas de diversos estados do país vem a Vitória, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), em busca de uma vaga para a etapa nacional da “First Lego League”. Além disso, a unidade também sedia a etapa regional d0 “F1 in Schools” – o torneio internacional automobilístico. Entrada gratuita!

Soluções inovadoras que transformem as cidades em espaços mais inteligentes e sustentáveis. Esse é o desafio que alunos de diversas escolas do país terão que enfrentar na etapa regional do First Lego League (FLL), o torneio de robótica que acontece no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), das 8h às 18h. O evento é aberto ao público.

As 30 equipes inscritas representam estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Maranhão, entre outros, e são formadas por alunos de escolas públicas e privadas, com idades de 9 a 16 anos. Nesta temporada 2019/2020, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), eles vão utilizar a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes, trabalhando disciplinas como ciências, engenharia e matemática de forma lúdica.

Quem passar pelo evento poderá conferir projetos como os desenvolvidos pela equipe “Game of Lego”, da unidade Sesi Aracruz, que melhora a acessibilidade de pessoas com deficiência visual em supermercados. A inovação acopla ao carrinho de compras uma tela com aplicativo que lê em voz alta as informações das mercadorias e que, também, ajuda o cliente a se localizar. Ou o tijolo ecológico a partir de produtos recicláveis, criado pela equipe “Leg Godt”, da mesma unidade, para amenizar os efeitos do acúmulo de lixo nas grandes cidades.

As equipes selecionadas seguem para a etapa nacional, o Festival de Robótica, que acontece em São Paulo, de 6 a 8 de março. De lá, sairão as equipes que representarão o Brasil no torneio mundial, nos Estados Unidos.

Quer saber mais sobre os desafios da First Lego League?
Clique aqui!

F1 in Schools

Além da FLL, também nesta sexta e sábado, a quadra do Sesi Jardim da Penha vai receber 10 equipes que vão participar do torneio automobilístico F1 in Schools. Essa é a etapa regional dessa competição que também é internacional.

Nele, os participantes reproduzem os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até corridas na pista em miniatura. Ou seja, não apenas os carros projetos são avaliados, mas a escuderia como um todo, que é trabalhada como uma microempresa. Os participantes também precisam criar a própria marca, o nome, o logotipo, as cores, a identidade visual da equipe, além de criar planos de negócios e de marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais.

O objetivo da competição é estimular o empreendedorismo, por meio do uso da metodologia STEAM, em alunos do Sesi de 9 a 19 anos. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final. As equipes vencedoras estarão classificadas para a etapa nacional, que acontece de 6 a 8 de março de 2020, em São Paulo, que é a fase classificatória para etapa mundial, ainda com data e local a definir.

* Por Fiorella Gomes

Compartilhe