Promover pluralidade, diplomacia, respeito à diversidade cultural e de opiniões, e ainda estimular a capacidade de influenciar, liderar, se portar em público e o exercício da oratória. Estes são apenas alguns dos objetivos – alcançados com êxito –  do Sesi ONU, programa da rede Sesi de educação que reuniu alunos na unidade de Jardim da Penha no último sábado de junho (30).

 

Durante todo o dia, estudantes de diversas unidades simularam Comissões Temáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) nas salas de aula do Sesi de Jardim da Penha. Os alunos representaram os países que compõem os grupos de discussão da entidade com propriedade: vestidos em trajes formais ou típicos de cada Nação eles defenderam os pontos de vista adotados pelos países, ainda que não concordassem com os posicionamentos.

De acordo com a analista educacional Dayana Chaves Ribeiro, responsável pelo Programa, os estudantes têm uma rotina de preparação e estudos que acontece em cada unidade e faz toda a diferença na formação escolar. “Um dos aspectos mais relevantes é a possibilidade de contato com realidades sociais distintas, bem como o estímulo ao trabalho em equipe e ao empreendedorismo. Além do mais, há um incentivo a “viajar” por países e temas desconhecidos, aprofundando seu universo de conhecimento, em especial no que se refere a aspectos culturais, políticos, históricos e geográficos”, explica.

 

Debates diversificados

Késia Souza Vertuani, do Sesi de Cobilândia, atuou como diretora do Comitê de Armas Autônomas de 2017 e afirma que a experiência traz enriquecimento cultural e crescimento pessoal. “Eu sempre fui uma pessoa muito tímida, quando entrei no Ensino Médio, eu não tinha nenhuma composição de oralidade, não tinha uma carga de vocabulário. Quando começou o Sesi ONU e era uma nota avaliativa eu me vi na responsabilidade de aprender a lidar com isso, senti interesse pelo País e isso automaticamente já elimina um pouco da timidez, além de abrir a mente para outras culturas que você, Às vezes até conhece a base, mas na hora que vai se posicionar, tem que se colocar no lugar de um cidadão daquele país. Então, é uma visão de mundo muito boa que a gente constrói nesse projeto e acrescenta muito para o crescimento pessoal também”, declara.

Outro destaque foi o Escritório das Nações Unidas para a Droga e o Crime (UNODC), em que os alunos e diretores de mesa, além de discutirem o delicado assunto, só podiam se comunicar em inglês, como forma de estimular o domínio da língua estrangeira.

 

Sobre o Sesi ONU

[su_carousel source=”media: 4456,4463,4462,4461,4460,4459,4458,4457,4455,4454,4453,4452,4451,4450,4449,4448,4447,4445,4444,4443,4442,4441,4439,4438,4437,4436,4435,4434″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no”]

O projeto é uma adaptação do modelo de Assembleia de Estudantil criado pelos acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), um projeto que está na sua 19ª edição e que conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Sesi recriou o modelo da PUC de maneira adaptada à realidade dos alunos, para que possam desenvolver competências e habilidade que os ajudem na vida acadêmica e em suas relações interpessoais. Na primeira etapa, cada unidade realiza a Sesi ONU com todos os alunos, como atividade avaliativa e interdiscplinar. Durante o evento, alguns alunos são selecionados para a etapa estadual, que envolve várias unidades do Sesi-ES.

As Comissões são escolhidas de acordo com a Mini ONU, assembleia estudantil da PUC – MG e a cada ano trazem assuntos diferentes. Participam do projeto estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio, que podem desempenhar papéis de delegados de países ou entidades representativas; diretores de mesa; e voluntários.

Os alunos com melhor desempenho nas categorias Postura Diplomática e Estrutura e Fundamentação Teórica do DPO (Documento de Posição Oficial) receberam menção honrosa no encerramento do evento, que ocorreu no auditório do Sesi de Jardim da Penha.

Confira a lista dos homenageados:

Estrutura e Fundamentação Teórica do DPO:

  • Comitê ACNUDH(2017): João Paulo Nascimento Oliveira (Campo Grande)
  • Comitê CCW(2017): Bryan Malaquias Pereira(Porto De Santana)
  • Comitê UNODC(2017): Yasmim Souza Oliveira(Porto De Santana)
  • Comitê CPP(1919): Gabrielly Victória Santos De Andrade (Aracruz)
  • Comitê OIT(2017): José Henrique Souza Barbosa (Porto De Santana)
  • Comitê OMS(2018): Kamila Rocha Mairink (Araçás)
  • Comitê CSW7(1953): Yago Decothé Cordeiro (Aracruz)

Postura Diplomática:

  • Comitê ACNUDH(2017): Thaiza Costantino Santos (Jardim Da Penha)
  • Comitê CCW(2017): Pedro Henrique Nunes ( Jardim Da Penha)
  • Comitê UNODC(2017): Tainá Cassiano (Civit)
  • Comitê CPP(1919): Lana Amaral (Maruípe)
  • Comitê OIT(2017): Luiz Henrique Souza Barbosa(Porto De Santana)
  • Comitê OMS(2018): Ronald Patero (Campo Grande)
  • Comitê CSW7 (1953): Daniela Cortes (Jardim Da Penha)

Por Elaine Maximiniano

Compartilhe