Está chegando mais uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no próximo sábado (10), no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha. O evento reúne mais de 700 estudantes, divididos em 183 equipes, que competem por uma vaga na etapa nacional do torneio.

Aberta ao público, a competição acontece das 8h às 17h entre estudantes da rede de ensino privada e pública, de escolas municipais, estaduais e federais. Os alunos das unidades Sesi, pioneiro no ensino de robótica no ES, estão em preparação constante em suas escolas. A disciplina faz parte da grade curricular e os estudantes são estimulados a participar deste e de outros eventos científicos ligados à robótica.

Após a etapa regional, 4 equipes (duas de cada nível) seguem para Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde acoontece a disputa nacional, entre 22 e 26 de outubro, com equipes de escolas de todo o Brasil. A competição é dividida em nível 1, com estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental; e nível 2, com estudantes a partir do 8º ano do E.F e das três séries do Ensino Médio.

Os vencedores da etapa nacional seguem para a competição internacional, a Robocup, em Sydney, na Austrália.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

O Sesi ES, em parceria com a Ufes, realiza o evento desde 2017. Começamos com um número de 53 equipes no primeiro ano e, ao longo desta parceria, alcançamos mais de 180 equipes participantes em 2019.

 

Por Elaine Maximiniano

Compartilhe