Incentivamos os nossos colaboradores a buscarem constantemente pela excelência operacional em todos os setores da Findes e suas entidades, principalmente, na área de Saúde e Segurança da Indústria – que é essencial para o setor.

Turma Sesi - Especialização em Higiene Ocupacional USP

Turma Sesi – Especialização em Higiene Ocupacional USP. / Foto: Thaíssa Dilly/UCI.

Profissionais de excelência! Esse é o diferencial das equipes do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) – que buscam sempre desenvolver mais serviços de excelência voltados para o trabalhador da indústria e a fim de impulsionar a produtividade industrial no Estado. Com esse propósito, o Sesi-ES está promovendo uma especialização em Higiene Ocupacional para um time de 15 colaboradores da Grande Vitória.

O curso de pós-graduação Lato Sensu foi iniciado em agosto do ano passado, e é realizado em parceria com a Escola Politécnica da USP- Universidade de São Paulo. As aulas são feitas no formato Ensino à Distância (EAD semipresencial), com apresentações expositivas e provas acontecendo em Vitória. A previsão para finalização é no mês de julho de 2021.

“A área de Higiene Ocupacional é muito importante para a indústria. Isso porque ela trabalha muito com as questões relacionadas ao ambiente de trabalho, justamente, para reduzir os possíveis riscos ocupacionais nesses espaços por meio de metodologias e também tecnologias específicas nessa área”, ressaltou Julio Augusto Zorzal dos Santos, diretor de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi.

Inicialmente, foram disponibilizadas 15 vagas para participar do curso visando a atualização da equipe técnica do Sesi-ES, por meio de recursos financeiros obtidos via projeto estruturante com o Departamento Nacional. A turma é composta por: 12 engenheiros de segurança do trabalho, um fisioterapeuta do trabalho e dois enfermeiros do trabalho.

Na semana passada, aconteceu o primeiro encontro presencial da turma em 2020. Esse momento faz parte das aulas presenciais programadas para realização das provas do primeiro e segundo ciclos, que foram concluídos entre os dias 29 e 31 de janeiro, na Sede da Findes. O próximo encontro presencial será realizado apenas em maio deste ano.

 

Turma Sesi – Especialização em Higiene Ocupacional USP. / Foto: Thaíssa Dilly/UCI.

Especialização em Higiene Ocupacional

Incentivamos os nossos colaboradores a buscarem constantemente pela excelência operacional em todos os setores da Findes e suas entidades, principalmente, na área de Saúde e Segurança da Indústria – que é essencial para o setor.

“A especialização em Higiene Ocupacional, oferecido pelo Sesi-ES em parceria com a USP, só veio para somar aos conhecimentos que já possuo nessa área. A instituição possui professores renomados e os seus ensinamentos foram preciosos para o meu crescimento enquanto estudante e enquanto profissional. O material didático é riquíssimo e contribui muito para o desenvolvimento e orientação educacional de seus alunos. Na minha avaliação, o curso é importantíssimo e, nessa área, acredito que a instituição seja uma referência”, avaliou Rafael Rebonato Soares, engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT.

O curso busca proporcionar uma atualização tecnológica e padronização do conhecimento para os colaboradores da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho, com o objetivo de melhorar o atendimento às indústrias do Espírito Santo. Profissionais mais qualificados são capazes de utilizar e interpretar melhor as novas tecnologias, antecipar tendências, além de propor produtos inovadores e processos mais eficientes; contribuindo cada vez mais para execução de serviços de excelência pelo Sesi-ES.

 

Veja a galeria de fotos:

Conheça o curso

A área de Higiene Ocupacional tem se tornado uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão ambiental e da qualidade. Neste contexto, várias disciplinas são oferecidas pela Escola Politécnica da USP- Universidade de São Paulo em seus cursos de pós-graduação. Inclusive, a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) aponta para a necessidade de programas deste tipo.

A especialização em Higiene Ocupacional da USP é realizada na modalidade à distância (EAD semipresencial) desde 2003. Ela focaliza todos os aspectos da higiene e da engenharia de saúde ocupacional, visando formação de higienistas ocupacionais voltados a uma atuação prevencionista e de proteção aos trabalhadores em todas as instâncias de suas atividades profissionais. E os alunos poderão receber Certificação de Higienista Ocupacional da ABHO, desde que cumpram os demais requisitos constantes no seu edital do processo de certificação.

A preservação da qualidade de vida, com a diminuição de acidentes e doenças ocupacionais, devem ser um dos pilares de qualquer projeto, empreendimento ou sistema. Deste modo, objetiva-se a diminuição dos custos humanos e materiais, e, consequentemente, dos custos sociais. Outros objetivos, incluem o desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, além do fornecimento de instrumental prático que permita ao pós-graduando, atuar, efetivamente, nos serviços de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.

 

* Por Thaíssa Dilly.

Compartilhe