Depois do gigantesco sucesso de “O Lago Dos Cisnes” em Vitória, agora foi a vez do Rio de Janeiro se deslumbrar com esse maravilhoso espetáculo. O consagrado balé foi apresentado ao som da Camerata Sesi/Findes, nos dias 22 e 23 de junho, em um dos teatros mais importantes do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Um sonho que foi realizado com o mais alto sucesso tanto no Espírito Santo quanto no Rio de Janeiro. As duas apresentações no Theatro Municipal do Rio aconteceu com grande emoção, ingressos esgotados e aplausos retumbantes ao final de cada concerto. Um grandioso espetáculo formado pelos 45 músicos da Camerata Sesi/Findes sob regência do maestro Leonardo David, dois primeiros-bailarinos, 46 bailarinos e oito solistas.

O espetáculo reuniu novamente a sensacional Cia. de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal – RJ, com a Claudia Mota, Primeira Bailarina BTMRJ e o Filipe Moreira, Primeiro Bailarino do BTMRJ. Com direção geral de Hélio Bejani, direção artística de Jorge Teixeira e figurino de Tânia Agra. O projeto visual foi assinado por Rosa-Nina Liebermann.

A obra conta a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma princesa transformada em cisne por um feiticeiro malvado, Rothbart. Durante o dia ela é um cisne e só durante a noite pode voltar à forma humana. Odette explica ao príncipe que ela está condenada a permanecer como cisne até ser resgatada por um homem que lhe jure amor eterno. Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou. O Lago dos Cisnes é o balé mais montado mundialmente.

Conheça a história completa:

A princesa Odette, de beleza ímpar, passeia distraidamente, quando é capturada e enfeitiçada pelo cruel bruxo Von Rothbart, que a transforma num belo cisne.

O Príncipe Siegfried e seu bouffon predileto comemoram a maioridade do jovem nobre junto a amigos e convidados. O clima de alegria e descontração de todos é interrompido com a chegada da mãe de Siegfried e suas damas. A rainha mãe presenteia o filho com uma arma de caça, e o adverte de que a maioridade significa transformar-se em homem adulto e responsável. Lembra ainda que, na noite seguinte, Siegfried deverá escolher uma noiva para desposar, tornando-se o rei tão esperado por seus súditos. A escolha será feita durante o baile em sua homenagem, que terá lugar no castelo. Embora apreensivo, o príncipe entrega-se novamente à companhia dos convidados e à alegria dos festejos.

Com a chegada da noite, Siegfried fica sozinho. A angústia invade o jovem. Uma voz interior lhe diz que algo importante está para transformar sua vida. Um bando de cisnes brancos cruza os céus em revoada. Siegfried parte em direção ao lago para caçar.

Em busca dos delicados cisnes, Siegfried se aproxima do lago e vê um belíssimo cisne branco.  Prepara-se para atirar. Subitamente, o pássaro se transforma na mais linda jovem que já vira: Odette, a rainha dos cisnes. Assustada, Odette tenta escapar mas Siegfried a detém. A mais preciosa criatura de Rothbart narra então ao Príncipe o encantamento de que foi vítima juntamente com suas amigas: condenadas a viverem como cisnes de dia, resgatando a forma humana apenas entre a meia-noite e a aurora.  Somente um amor puro e verdadeiro será capaz de libertar Odette e suas amigas do malefício do tirano feiticeiro.

Enlevado por sua beleza, Siegfried logo compreende que a bela e triste Odette é o grande amor que tanto esperava um dia conhecer. Odette imagina ter encontrado seu salvador mas, temendo os poderes de Rothbart, foge para reunir-se aos cisnes. O casal volta a se encontrar e Siegfried jura amor fiel e eterno. Apaixonados, eles prometem se unir. Com a aurora, as jovens se transformam novamente em cisnes.  Odette e Siegfried se despedem.

Na festa de seu aniversário, Siegfried deve escolher uma noiva entre as lindas donzelas presentes. Nenhuma das jovens atrai sua atenção. O Príncipe pensa, unicamente, em Odette e em seu juramento de amor eterno e fiel. Subitamente, Rothbart é anunciado no baile e entra com uma comitiva: seus aliados, que chegam para confundir o Príncipe. Acompanha-o sua linda filha Odile. Vestida de negro, ela é a própria imagem da rainha dos cisnes e, a todo instante, seduz o Príncipe com seus atributos astuciosos de feminilidade e sensualidade. Enfeitiçado por sua beleza, Siegfried apaixona-se por Odile. Cego de paixão e desejo, não percebe a fugaz aparição do cisne branco, numa tentativa derradeira de alertar o jovem para a cilada montada por Rothbart.

Odile conquista o coração de Siegfried que, a pedido do mago, jura amor eterno e fiel ao sedutor cisne negro. É o triunfo de Rothbart: a nova jura de amor anula a promessa feita à Odette, que permanecerá para sempre cativa do sortilégio do feiticeiro. Percebendo-se enganado, Siegfried se desespera e parte em direção ao lago, ao encontro de sua amada Odette.

As jovens cisnes, compadecidas da tragédia de Odette, dançam desalentadas em torno de sua rainha. Odette lhes conta que Siegfried quebrou o juramento.  Profundamente pesarosas, elas não acreditam mais em Siegfried e consideram fracassada sua única possibilidade de redenção, restando apenas a resignação e a tristeza.

Siegfried, porém, aproxima-se e implora o perdão de Odette por sua traição involuntária ao juramento de amor. Chorando sua sorte, a jovem rainha perdoa o amado. Pressente, no entanto, que seu destino está traçado. Rothbart tenta, com todas as forças que possui, separar os amantes. Animado pela força do amor, o Príncipe Siegfried enfrenta o terrível feiticeiro numa luta mortal, da qual sai vencedor. A magia que mantém cativas aquelas jovens está enfim desfeito.  Logo virá a aurora anunciando um novo dia.

Por Thaíssa Dilly

Compartilhe