Diferencial entre as escolas privadas do Espírito Santo, a Rede Sesi de Educação lançou nesta sexta-feira (31), o Programa de Orientação Profissional (POP). Pais e alunos se reuniram no Teatro Sesi, em Vitória, para conhecer mais do novo projeto da instituição que visa estimular o autoconhecimento dos estudantes desde o 6º ano escolar.

O Sesi de Jardim da Penha será o primeiro a receber o POP, mas a partir de 2019, todas as unidades do Estado contarão com o programa. Ao todo, a instituição conta com 12 escolas de norte a sul do território capixaba.

“O POP atende às exigências da reforma do Ensino Médio e faz parte da agenda estratégica da Federação chamada Excelência da Educação. O objetivo do programa é fazer com que nossas crianças consigam chegar ao final do ciclo de fundamental com uma área de conhecimento posicionada e que no Ensino Médio ela possa ser desenvolvida”, explica a Diretora de Educação do Sesi-ES, Priscilla Carneiro.

Já no Ensino Médio, o trabalho continua, mas com um novo enfoque. “No Ensino Médio, será trabalhado o coaching de carreira”, aponta Priscilla.

Novos diferenciais para 2019

Além do POP, para 2019, o Sesi-ES traz novos diferenciais para seus alunos, desde o Fundamental I até o Ensino Médio, já visando o futuro do mercado de trabalho, que está sendo modificado pela 4ª Revolução Industrial.

O programa bilíngue vai da 1ª série do Ensino Fundamental até o 9º ano, nesse ciclo inicial, por uma questão de modelagem de formação. E ela se segue nos anos seguintes do Ensino Médio, com uma formação certificada e três aulas por semana.

E o programa inovador que está ligada a uma competência teórica, mas muito mais prática que é a Educação Maker, que é o aprender fazendo.

[su_carousel source=”media: 5574,5575,5576,5577,5578,5579,5580,5582,5583″ limit=”45″ width=”640″ height=”440″ items=”1″ title=”no”]

Carlos Varejão, pai da Sofia Varejão, aluno do 6º ano do Sesi de Jardim da Penha aprovou as novidades.

“Isso é um incremento e modernização no ensino que acho que vai ajudar muito no desenvolvimento das crianças que estão no Sesi. Eles vão ter um rumo mais detalhado do que vão fazer no futuro. Todas essas novidades vai valorizar ainda mais o ensino do Sesi e a educação dos nossos filhos”, observou.

Todos esses programas do Sesi vem para fortalecer a educação das crianças e adolescentes capixabas, além de fortalecer a indústria no Espírito Santo. “Nós somos parceiros na indústria, trabalhamos para fortalecê-la e precisamos fazer com que os resultados do nosso setor produtivo seja cada vez mais inovador e competitivo”, aponta a Diretora de Educação, Priscilla Carneiro.

Entretanto, essa parceria com a indústria não anula as competências transversais da instituição que obteve ótimos índices e reconhecimento no mercado: 86% aprovação no vestibular nos últimos três anos, além de conquistar 100 medalhas de ouro na fase teórica da robótica e 154 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, uma competição internacional.

Por Fiorella Gomes

Compartilhe