Músicos agradecem a grande noite que foi a Rockestra 2019 | Foto: Alexandre Mendonça – UCI Findes

Enquanto “As Quatro Estações – Verão”, de Vivaldi, era executada majestosamente pela spalla da Orquestra Camerata Sesi/Findes, Gabriela Queiroz, o ronco do motor de uma moto era ouvida pelo público, ao mesmo tempo que os acordes do violino ganhavam a companhia dos riffs da guitarra de Cláudio Passamani. O dueto era a deixa para mais uma entrada diferenciada do maestro Leonardo David para o início da 8ª Edição da Rockestra, levando ao delírio as 1.200 pessoas presentes no Ginásio Sesi de Jardim da Penha, nesta quinta-feira (31).

Essa mistura do instrumento de cordas clássico com o instrumento de cordas elétrico é a representação máxima do evento, oscilando entre a atitude rebelde e contestadora do rock’n’roll e a profundidade, riqueza e eruditismo da música clássica. Para essa noite eletrizante, a Camerata contou também com a participação de Laís Rocha, Marco Cypreste, Dona Fran e Alexandre Bianque.

Após a abertura icônica, os músicos viajaram para a década de 60 ao entoar canções consagradas dos britânicos The Beatles – “Help!” e “Come Together” -, para novamente os riffs tomarem o Ginásio com “Sweet Child O’Mine” agitando os fãs de Guns’n’Roses e de Slash, aclamado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

O público também se deliciou com o som dos violinos e violoncelos da Camerata durante “Nothing Else Metters”, do Metallica, que foi executada toda no instrumental.

Os destaques ficaram por conta da interpretação de Marco Cypreste para “Mr. Crowley”, de Ozzy Osbourne, fazendo a galera do Metal entoar seu refrão em alto e bom som, assim como em “Smoke On The Water”, do Deep Purple.

Com três músicas no setlist, as escolhas dos hits do Queen renderam execuções de tirar o folêgo. Passamani e sua guitarra furiosa trouxeram boas recordações aos fãs de “Highlander – o guerreiro imortal”, com os solos de “Who Wants To Live Forever”, escrita especialmente para o filme.

Não podendo ficar de fora da Rockestra, “Love of My Life” sempre emociona com a participação massiva da plateia. Sua intérprete, Laís Rocha, contou com um coro que remeteu a memorável apresentação dos britânicos no Rock in Rio de 1985. Convidado especialmente para a performance de “Bohemian Raphsody”, o cantor Alexandre Bianque arrancou gritos e aplausos de um público vibrante.

 

Os primeiros acordes de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin foi uma grande surpresa para os fãs da Orquestra Camerata Sesi/Findes: o maestro Leonardo David saiu do seu posto de regente para mostrar todo seu talento ao violino, em um dueto sem defeitos com Dona Fran.

“Para encerrar, essa execução de arrepiar de ‘Stairway to Heaven’. A maravilhosa Dona Fran interpreta essa música como ninguém. Ouçam essa Camerata Sesi perfeita. Coisa mais linda!”, vibrou Giovana Duarte, em cobertura do evento para o seu site Guia Capixaba.

Embora o foco do show tenha sido as consagradas da cena do rock, democrático que é, o espetáculo abriu espaço para sucessos mais recentes, entre os quais estão “Californication”, do Red Hot Chilli Peppers; e “Basket Case”, do Green Day.

“Eu amei, foi espetacular. Não esperava que fosse tão parecido realmente com um show de rock. Por ter sido em um ginásio, por terem se preocupado com a ambientação, a iluminação, a passarela no meio do público, o maestro chegando de moto. Foi tudo muito surpreendente, saí muito feliz de lá”, contou a jornalista e apresentadora, Any Cometti.

[su_carousel source=”media: 9261,9260,9259,9258,9257,9256,9255,9254,9253,9252,9251,9250,9249,9248,9247,9246,9245,9244″ limit=”45″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no”]

Spoiler

Quem foi ao Rockestra 2019, pôde ter um vislumbre do próximo espetáculo da Orquestra Camerata Sesi/Findes: Michael In Concert, com performance da cantora Kamila Gabriel e corpo de balett convidado.

“Beat It” foi a música escolhida para esse pequeno spoiler. Escolha perfeita para noite, já que o solo de guitarra da canção é interpretado originalmente por Eddie Van Halen. Esse é considerado um dos melhores solos de todos os tempos.

O concerto terá em duas sessões. A primeira será na próxima sexta-feira (08) e sábado (09), às 20h, no Teatro Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. Ingressos já a venda na Bilheteria do Teatro e pelo site sesiculturaes.com.br.

- Confira o setlist da Rockestra 2019:

Entrada: “As quatro estações – Verão”, Vivaldi Rock – Solo Gabriela Queiroz

Abertura: “Help!”, The Beatles – Marco Cypreste, Dona Fran, Laís Rocha e Passamani

“Come Together”, The Beatles – Marco Cypreste
“Sweet Child O’Mine”, Guns ’N’ Roses – Passamani
“Nothing Else Matters”, Metallica – Instrumental Camerata
“Eye of The Tiger”, Survivor – Marco Cypreste
“Rock and All Night”, Kiss – Passamani
“Still loving You”, Scorpions – Laís Rocha
“Hotel California”, Eagles – Laís Rocha
“Who wants to live forever”, Queen – Instrumental Passamani
“Mr. Crowley”, Ozzy Osbourne – Marco Cypreste
“Smoke on the water”, Deep Purple – Marco Cypreste
“You don’t Remember I’ll Never Forget”, Yngwie Malmsteen – Marco Cypreste
“Californication”, Red Hot Chilli Peppers – Marco Cypreste e Passamani

“Bohemian Rhapsody”, Queen – Alexandre Bianque com Marco Cypreste, Dona Fran, Laís Rocha e Passamani
“Beat it”, Michael Jackson – Kamila Gabriel e corpo de ballet convidado
“Basket case”, Green Day – Passamani
“The Final Countdown”, Europe – Dona Fran
“Stairway to heaven”, Led Zeppelin – Dona Fran e Leonardo David (violino)

“Rock You Like a Hurricane”, Scorpions – Marco Cypreste, Dona Fran, Laís Rocha e Passamani
“Love of my life”, Queen – Dona Fran
“The Wall Pt. II”, Pink Floyd – Marco Cypreste, Dona Fran, Laís Rocha, Passamani

Por Fiorella Gomes

Compartilhe