A Semana Pedagógica do Sesi-ES reúne equipes pedagógicas e de ensino para participar de diversas capacitações institucionais que visam o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais nas unidades de todo o Estado. 

INSPIRE-SE Semana Pedagógica do Sesi-ES. / Foto: Thaíssa Dilly/ UCI.

INSPIRE-SE Semana Pedagógica do Sesi-ES. / Foto: Thaíssa Dilly/ UCI.

Em preparação para o início do ano letivo de 2020, o Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) preparou uma semana especial com diversos treinamentos e workshops especialmente desenvolvidos para as equipes pedagógicas e de ensino das unidades do Espírito Santo. Ao todo, o evento reuniu cerca de 800 colaboradores da área de Educação, entre eles: professores, coordenadores, assistentes de disciplina, diretores escolares, e outros.

O Sesi-ES atende alunos da educação infantil ao ensino médio em escolas com estrutura diferenciada e metodologias inovadoras. Por isso, investimos pesado na formação continuada de nossos colaboradores e a capacitação docente é uma constante na Rede Sesi de Educação. Além de promover oportunidades de crescimento, a formação dos professores e equipes pedagógicas é a melhor forma de valorização.

“Preparamos uma semana com treinamentos que visam qualificar os nossos professores e demais profissionais da área pedagógica nas temáticas atuais da educação básica, por exemplo, o Novo Ensino Médio e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, também abordamos nos cursos sobre o desenvolvimento de habilidades que foquem no protagonismo dos nossos alunos”, ressaltou Samuel Saibert Siman, gerente de Educação Básica do Sesi-ES.

 

Compliance – Os colaboradores também participaram de uma palestra sobre Conduta e Ética no Trabalho com a gerente de Compliance da Findes, Viviane Silva Ribeiro. Código de conduta, ética e responsabilidade, segurança da informação e inteligência emocional foram alguns dos temas debatidos. A proposta é disseminar nos colaboradores a importância da ética e do respeito às leis, normas e políticas internas.

O Programa de Compliance foi implementado em 2018 na Findes e suas entidades (Cindes, IEL, Sesi, Senai, Ideies). Ele busca consolidar uma gestão transparente, no qual todos são ouvidos e os processos de conduta e ética tornam-se mais claros. O Espírito Santo é referência no desenvolvimento e aplicação de diretrizes específicas na área de Compliance dentre os Departamentos Regionais do Sistema Indústria no Brasil.

 

Capacitação

Os novos professores iniciaram a semana participando do DNA Findes – Integração de Novos Colaboradores, que foi realizado na segunda-feira (27), no Edifício Findes, em Vitória. A integração dos novos colaboradores continuou na terça-feira (28) com reuniões gerenciais em cada uma das unidades.

INSPIRE-SE Semana Pedagógica do Sesi-ES. / Foto: Thaíssa Dilly/ UCI.

INSPIRE-SE Semana Pedagógica do Sesi-ES. / Foto: Thaíssa Dilly/ UCI.

Já as capacitações técnicas aconteceram durante o INSPIRE-SE: Semana Pedagógica do Sesi-ES, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), nos centros integrados Sesi/Senai de Araçás, Vila Velha, e em Linhares, região Norte do Estado. A programação do evento contemplou as temáticas: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Empreendedorismo e Professores do Programa Bilíngue (English Stars); além de um treinamento especialmente desenvolvido para Assistentes de Disciplina.

Participaram dos treinamentos as equipes pedagógicas e de ensino das unidades de Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; Maruípe e Jardim da Penha, em Vitória; Porto de Santana e Campo Grande, em Cariacica; Civit, Serra; que serão reunidas no Centro Integrado Sesi/Senai de Araçás. Já os profissionais de Linhares, Colatina, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim vão participar dos cursos oferecidos no Centro Integrado Sesi/Senai de Linhares.

Entenda as temáticas da formação docente:

Educação Infantil

Alinhamento do material didático à BNCC, abordagem dos Campos de Experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Compartilhe

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Ler e interpretar textos literários, explorando as habilidades da BNCC e material didático.

Compartilhe

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Trabalho interdisciplinar com diversos tipos de textos (escritos, imagéticos, gráficos, tabelas, mapas, entre outros) abordando as habilidades BNCC e descritores.

Compartilhe

Ensino Médio

Apresentação do Novo Ensino Médio, planejamento e avaliação por área.

Compartilhe

Empreendedorismo

Apresentação e capacitação no Programa de Orientação Profissional e Emocional – POPe.

Compartilhe

Professores do Programa Bilíngue (ENGLISH STARS)

Expectativas e novidades para 2020, boas prática, Ensino Afetivo e Diagnóstico.

Compartilhe

Assistente Disciplinar

O papel do assistente disciplinar no âmbito Escolar.

Compartilhe

Confira abaixo a galeria de fotos do evento:

* Por Thaíssa Dilly. 

Compartilhe