Equipes pedagógicas e de ensino do Sesi-ES participaram, na última sexta-feira (24), de mais uma etapa da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio. No total, 35 colaboradores participaram do primeiro dia de treinamento que faz parte do Módulo em Gestão da Formação Continuada. O objetivo é promover reflexões e práticas para subsidiar a equipe gestora no planejamento por área de conhecimento.

Área de Conhecimento Novo Ensino MédioEm parceria com a Faculdade Sesi-SP de Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) está capacitando as primeiras equipes de licenciados por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio. O treinamento é exclusivo para professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos que já atuam ou vão atuar no Novo Ensino Médio da Rede Sesi de Educação.

“A formação por área de conhecimento, diferente daquela tradicional, por disciplina, torna-se um dos pontos fundamentais para o sucesso da implantação do Novo Ensino Médio, pois a proposta curricular do Sesi e Senai exige um profissional múltiplo que possa atuar de maneira inovadora e articulada às novas diretrizes curriculares”, afirmou Samuel Saibert Siman, gerente de Educação Básica do Sesi-ES.

Somos pioneiros no Espírito Santo na adoção dessa nova visão sobre a educação. A partir deste ano, o Sesi vai ampliar o Novo Ensino Médio para mais sete unidades do Estado, antecipando a obrigatoriedade de implementação em todas as escolas do país em 2021.

Em 2018, implementamos o novo modelo de ensino no Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra. O projeto piloto foi um sucesso! Agora, em 2020, vamos implementar nas unidades de: Aracruz; Cachoeiro de Itapemirim; Campo Grande, em Cariacica; Linhares; Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; e Jardim da Penha, em Vitória.

 

Treinamento

A formação dos professores é um dos grandes desafios apresentados pelas mudanças na grade curricular do Novo Ensino Médio. Isso porque os docentes têm formação específica em um componente curricular e não por área do conhecimento, como é exigida pela nova legislação. Nesse processo, o Sesi-ES assume o papel fundamental de capacitar as equipes pedagógicas e de ensino por meio de formação continuada.

O currículo da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio da Faculdade Sesi-SP de Educação foi estruturado com o intuito de possibilitar que a equipe pedagógica e o professor ensinem de forma integrada os conhecimentos de cada uma das áreas apresentadas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O curso teve início no segundo semestre do ano passado.

A interdisciplinaridade presente no treinamento possibilita um olhar menos fragmentado da realidade, trabalhando com um conhecimento contextualizado mais próximo do cotidiano dos alunos e suas famílias.

Na última sexta-feira (24), iniciamos mais uma etapa da Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio: o Módulo em Gestão da Formação Continuada. O encontro foi realizado no Plenário (9 andar), da Sede da Findes, em Vitória. As aulas são ministradas pelos coordenadores pedagógicos da Faculdade Sesi-SP de Educação: Fernanda Oliveira Simon e Hugo César Bruno Nunes.

A grade curricular proposta pela Faculdade Sesi-SP de Educação está estruturada em cinco módulos, e envolvem encontros presenciais e também à distância. Dois módulos já foram finalizados em 2019. As demais aulas acontecem, até a próxima quinta-feira (30), dividindo as equipes por turmas nas unidades de Linhares e Araçás, em Vila Velha.

 

Conheça a estrutura curricular do curso:

– Realizados em 2019:
Módulo 1 –
Novo Ensino Médio: Caminhos por área de conhecimento;
Módulo 2 – BNCC no Ensino Médio;

– Programados para 2020:
Módulo Específico – Gestão da Formação Continuada (somente para Diretores, Coordenadores e Analistas de Educação);
Módulo 3 – Práticas de ensino por área de conhecimento;
Módulo 4 – Metodologias, intencionalidade e avaliação formativa;

Formação por Área de Conhecimento do Novo Ensino Médio

A Faculdade Sesi-SP de Educação é uma das primeiras instituições a oferecer licenciaturas por área do conhecimento nas 4 áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os currículos desses cursos estão estruturados com o intuito de possibilitar que o futuro professor ensine de forma integrada os conhecimentos de cada uma das áreas.

A interdisciplinaridade presente nos cursos possibilita um olhar menos fragmentado da realidade, trabalhando com um conhecimento contextualizado mais próximo do cotidiano dos alunos e suas famílias.

O curso de Ciências da Natureza trabalha de forma interdisciplinar as disciplinas de Biologia, Física e Química. O curso de Ciências Humanas envolve a História, a Geografia, a Sociologia e a Filosofia. E o curso de Linguagens reúne a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa e a Arte. O curso de Matemática possui momentos de diálogo com as outras áreas de conhecimento.

As especificidades de cada uma das disciplinas também estão presentes nos respectivos cursos a fim de reconhecê-las como detentoras de conhecimentos próprios.

Entenda as principais mudanças com o Novo Ensino Médio:

A carga horária de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada pelo Sesi ES e, desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional.

Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o Superintendente do Sesi-ES e Diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

  • Ensino por área de conhecimento com foco no desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Aulas menos expositivas, mais práticas e dinâmicas;
  • Desenvolvimento de projetos, oficinas e atividades diversificadas, integrando as áreas do conhecimento;
  • Desafios para que os alunos busquem soluções para problemas reais;
  • Avaliação por competências em que o aluno é avaliado em todas as atividades propostas e não apenas por provas.
  • Aracruz: Técnico em Mecânica;
  • Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada);
  • Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma de cada);
  • Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada);
  • Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica;
  • Vila Velha (Cobilândia): Matemática;
  • Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza;
  • Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (1 turma);

Acesse a matéria completa sobre o Novo Ensino Médio no site do Sesi-ES.

 

* Por Thaíssa Dilly, com informações de Fiorella Gomes e assessoria da Faculdade Sesi-SP de Educação.

Compartilhe