Inumeráveis será apresentado nesta terça-feira (17), às 20 horas, no projeto TAS – Terças de Arte no Sesi 

IN PARES cia de dança apresenta Inumeráveis no Teatro do Sesi, dentro da programação do TAS – Terças de Arte no Sesi

Para prosseguir devemos muitas vezes olhar para trás e observar os percursos, contemplar as construções, rever procedimentos e reinventar processos. É exatamente o que faz a IN Pares Cia de Dança, ao celebrar seus 15 anos de existência. Promove um ensimesmamento, enquanto a alma se desloca em um contexto de fragmentações externas. E nessa performance, revisita o primeiro espetáculo, Inumeráveis, agora mais robusto, pelas conquistas, reflexões e aprendizagens. O coreógrafo é o mesmo, Gil Mendes, porém com olhar revitalizado. Dos três bailarinos em cena, um deles, Mauro Marques, é da primeira montagem, também trazendo um discurso subjacente. Os demais bailarinos Dielson Santos e Patrícia Bittencourt, somam uma contribuição criativa com movimentos inusitados. O resultado de até onde a arte pode contribuir para nos tirar da apatia e para resgatarmos a nossa identidade, pode ser conferido na próxima terça (17), às 20 horas, no Projeto Terças de Arte no Sesi (TAS), no Teatro Sesi/Findes, em Jardim da Penha.

Com 40 minutos de duração, o espetáculo está mais abaulado, dramaturgicamente, com uma roupagem ainda mais crítica, tentando refletir o hoje, este cenário atual de um país indiferente, a beira de um hospício ideológico, sobre a real necessidade da arte para a identidade cultural e para a história deste país. A companhia revisita Artaud nessa performance, e o suscita: E o que é um autêntico louco? É um homem que preferiu ficar louco, no sentido socialmente aceito em vez de trair uma determinada ideia superior de honra humana. (Antonin Artaud).

Diferente dos seus últimos espetáculos, no plano da concepção, como Inabitáveis (2010 e 2013), Banzo (2014), Caos (2017) e Oco (2018), cujo embrião era original; para essa nova montagem de Inumeráveis, a companhia buscou para essa remontagem uma adaptação dos movimentos e das intenções cênicas, questionamentos e encalços do antigo espetáculo, da loucura poética de Guimarães Rosa e de Barbacena, mas apurando o olhar sobre o que estava ao nosso redor, sobre nossas próprias inquietações políticas, criativas e estéticas.

Sinopse Curta

No palco, impasses reticentes, de uma sociedade dividida, polarizada, com pouca memória, ou quase nenhuma, numa aparente desgovernança, sem rumos e refém de si mesmo, um jogo de pós-verdades e de reinvenções. E uma revisão sobre a loucura que nos assombra.


GIL MENDES – Coreógrafo

Remontar o espetáculo tem sido um aprendizado diário e gigantesco. O tema ainda é extremamente atual: a loucura que há em nós. E que pode ser de um ponto de partida limitador e esquizofrênico até a loucura criativa, inventiva, libertadora, muitas vezes com muita dor mas acreditando que a arte pode ter muitas respostas ao Brasil de hoje.

MAURO MARQUES – Bailarino da primeira montagem em 2007

Para qualquer bailarino sempre haverá mudanças no corpo com o tempo, mas a dança é algo muito maior, é sua vivência posta em experimentação, no palco. Está ali nosso olhar, nossa forma de entender o mundo e extrair dele uma essência de significados. E ai tudo fez bastante diferença. O espetáculo tem o vigor, a pulsação de 15 anos atrás, mas as emoções estão muito mais potentes. Posso garantir

PAULO SENA – Produtor da Companhia

Comemorar o aniversário de 15 anos de uma companhia capixaba de dança contemporânea é um desafio mas também é um privilégio. Não é fácil porque temos que nos reinventar a cada projeto, a cada dificuldade para manter ativa a companhia, com bailarinos e técnicos trabalhando. Mas é também um privilégio porque amamos essa condição de viver em função da arte. E queremos mais.

FICHA TÉCNICA

Coreógrafo da remontagem: Gil Mendes
Coreografia original: Gil Mendes e Bianca Cortelletti
Bailarinos: Mauro Marques, Dielson Santos e Patrícia Bittencourt
Produtor: Paulo Sena
Iluminação: André Stefson
Pesquisa Musical: Bianca Cortelletti, Gil Mendes e Luddvig Schinayder
Montagem da Trilha: Marcelo Vitor
Fotografias: Paulo Sena
SERVIÇO:
Espetáculo de dança contemporânea INUMERÁVEIS, da IN Pares cia. de dança
Onde: Teatro do Sesi, em Jardim da Penha.
Data: 17 de setembro (terça-feira).
Hora: 20h
Ingressos na bilheteria do teatro: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Apresentação Única em Parceria do Programa TAS – Terça de Arte no Sesi.

* Por Ivana Esteves

Compartilhe