Atendimentos serão realizados em unidades móveis do Sesi ES, que irão percorrer os locais com maior incidência de aglomeração

Com o aumento do número de casos de covid-19, reflexo da alta transmissibilidade da variante Ômicron, a Findes – por meio do Sesi ES – fechou uma parceria com o Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), e com a Unimed Vitória para a realização de testes gratuitos nos municípios capixabas. A ação terá início na próxima segunda-feira (24), a partir das 10h, no Parque Moscoso, em Vitória.

Para realizar a testagem, a população precisará realizar um agendamento na plataforma agendamento.saude.es.gov.br. Já o atendimento será realizado em unidade móvel de atendimento do Sesi ES.

O objetivo da parceria é contribuir com o aumento da capacidade de testagem para a covid-19 no Espírito Santo. Na ação, que inicialmente terá duração até abril, os testes serão disponibilizados pela Sesa e aplicados por uma equipe técnica da Unimed Vitória, que seguirá todos os protocolos de segurança, com uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Os atendimentos serão feitos em unidades móveis do Sesi ES, que irão percorrer os locais com maior incidência de aglomeração, como praia, praças, parques e eventos dos municípios.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Findes tem atuado fortemente e de maneira contínua no combate à disseminação do vírus. A Federação estabeleceu rígidos protocolos de segurança e orienta seus colaboradores, associados e a indústria de modo geral para garantir a saúde de todos, apoiando as empresas através de consultorias para o enfrentamento à COVID-19.

Mais um passo está sendo dado com a parceria entre a Findes, o Governo do Estado e a Unimed Vitória para a testagem da população, pontua a presidente da Federação, Cris Samorini. “Acreditamos que aliar a testagem a outras ações, a exemplo da vacinação e dos cuidados sanitários – lavagem das mãos, uso de máscara e distanciamento -, é fundamental para superarmos a pandemia. Quanto antes reduzirmos a circulação do vírus, mais rápido vamos retomar nossas atividades e a economia”, destaca.

Vale ressaltar que a vacinação é um aliado diante da velocidade no crescente número de casos de Covid-19, da nova variante Ômicron e da Influenza (H3N2). O uso combinado de máscara, higiene das mãos e distanciamento social ainda são as melhores formas de prevenção.

Como é o teste rápido?

O teste rápido de antígeno é um imunocromatográfico para detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 em amostras de swab da nasofaringe. É feito a partir de um cotonete na cavidade nasal para coletar amostras.

O procedimento é realizado obedecendo à conduta de manuseio estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde. O resultado fica disponível, em média, após 20 minutos da coleta.

Você conhece os serviços do Sesi ES que te ajudam a combater a covid-19?

Somos o melhor serviço capixaba quando o assunto é Medicina e Segurança do Trabalho.

A equipe do Sesi Saúde está preparada para auxiliar a sua empresa no combate à pandemia. Saiba mais!

Como sei que posso fazer o teste?

Qualquer pessoa pode fazer o teste, basta ficar atento aos sintomas. Em casos sintomáticos, o antígeno é indicado, principalmente, a partir do início dos sintomas do 1º ao 5º dia. Mas, se a pessoa foi exposta ao coronavírus, a partir do contato com alguém que testou positivo para a Covid-19, e está assintomático, o recomendado é buscar o teste após o 5º dia.

Diferente de outros testes para SARS-CoV-2, o antígeno tem uma alta correlação com o período de transmissão do vírus. Por isso seu uso é indicado para o rastreamento de casos e contatos.

Serviço

Unidade móvel de testagem

Realização: Sesa/ Findes e Sesi ES/ Unimed Vitória
Lançamento: segunda-feira (24), às 10h
Onde: Parque Moscoso, Vitória
Apenas por agendamento: agendamento.saude.es.gov.br

* Por Fernanda Gomes

Compartilhe