Findes
Cindes
Senai
IEL
Ideies

Os Centros de Inovação SESI desenvolvem soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com alto valor agregado para atender às necessidades da indústria brasileira. O objetivo principal é promover a saúde dos trabalhadores e aumentar a eficácia das práticas nas empresas. Confira nossos serviços:

Com o suporte do centro especializado localizado no Departamento Regional do Sesi Ceará, esse Centro de Inovação Sesi cria soluções para auxiliar a indústria a identificar e gerir os custos com saúde e segurança, a partir da definição e monitoramento de indicadores, mensuração dos impactos das ações e contando com o apoio do centro especializado saúde e segurança e retorno do investimento.

Com o apoio do centro de referência localizado no Departamento Regional do Sesi Minas Gerais, esse Centro de Inovação Sesi cria soluções industriais para diminuir o número de casos de doenças musculoesqueléticas em trabalhadores da indústria. As metodologias desenvolvidas permitem análise mais eficiente de processos produtivos, concepção de novos espaços e gerenciamento de riscos ergonômicos.

Com o apoio do centro de referência localizado no Departamento Regional do SESI São Paulo, esse Centro de Inovação Sesi fomenta e desenvolve pesquisa, inteligência e soluções para prevenção e intervenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) nos ambientes corporativos. As inovações buscam a mudança de comportamento, hábitos e escolhas em prol da alimentação saudável e prática de atividade física, para estímulo à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Com o suporte do centro especializado localizado no Departamento Regional do Sesi Rio Grande do Sul, esse Centro de Inovação Sesi desenvolve novas ferramentas para gestão de fatores psicossociais no ambiente de trabalho. O Sesi considera que transtornos mentais e comportamentais serão a principal causa de afastamento do trabalho nos próximos anos, com destaque para depressão; dependência ao álcool e outras drogas, e estresse.

Com o apoio do centro de referência localizado no Departamento Regional do SESI Rio de Janeiro, esse Centro de Inovação Sesi busca soluções inovadoras para a identificação e controle de substâncias químicas que colocam em risco a saúde do trabalhador. Com competência técnica, infraestrutura tecnológica de ponta e processos estruturados, são desenvolvidos projetos de pesquisa que visam proteger o trabalho e, consequentemente, reduzir os custos com saúde em indústrias que utilizam e produzem compostos químicos que podem causar intoxicação.

Com o suporte do centro especializado localizado no Departamento Regional do SESI Paraná, esse Centro de Inovação Sesi cria soluções para auxiliar as empresas a manterem sua eficiência frente ao envelhecimento da força de trabalho, o que pode gerar custos em saúde e perdas de produtividade. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2040, a maior parte das equipes de trabalho será de pessoas com mais de 45 anos.

Com o suporte do centro especializado localizado no Departamento Regional do SESI Bahia, esse Centro de Inovação Sesi cria soluções para reduzir o absenteísmo – ausência do trabalhador na empresa – e aumentar a taxa de retorno ao trabalho. O objetivo é diminuir os custos com afastamentos, aumentando a produtividade das empresas.

Com o apoio do centro de referência localizado no Departamento Regional do Sesi Mato Grosso do Sul, esse Centro de Inovação Sesi cria sistemas de informação de gestão em segurança, saúde e tecnologia. As soluções desenvolvidas visam aumentar a eficiência e desempenho de equipes de SST, por meio do acesso a dados e métodos a partir de ferramentas autônomas e de fácil utilização.

Com o apoio do centro de referência localizado no Departamento Regional do Sesi Santa Catarina, esse Centro de Inovação Sesi desenvolve soluções tecnológicas customizadas que contribuem para a melhoria na saúde e segurança dos trabalhadores, a redução de custos e o crescimento de produtividade. É objeto de pesquisa como as tecnologias vestíveis, a realidade aumentada e internet das coisas, por exemplo, podem contribuir para o aumento das capacidades humanas.

Para saber mais sobre o serviço do Sesi Saúde para sua empresa entre em contato com a nossa equipe através do formulário: