História

Serviço Social da Indústria (Sesi) surgiu no Espírito Santo em 30 de junho de 1951. Com estrutura simples, implantou o Sesi na condição de Delegacia Regional subordinada o Departamento Nacional. Os serviços oferecidos eram: Médico; Jurídico e Serviço Social.  

A primeira sede estadual do Sesi ES foi instituída no Centro de Vitória/ES e atuava em três frentes, oferendo aos trabalhadores da indústria, assistência médico-dentária, serviço educacional e serviço social.  

Com o crescimento da indústria no ES, em 1958 foi criada a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) onde o Sesi passou a Departamento Regional, ampliando assim os serviços assistenciais e o número de empresas associadas ao Sesi.  

No final da década de 60 e durante a década de 70, foram criadas as áreas de Educação e Lazer e a construção de Centros de Atividades nos bairros de incidência industriaria. Também na década de 70 foram criados os Centros Sociais e as Unidades Volantes, levando assistência médica-odontológica a grande parte das empresas.  

Neste mesmo período houve integração entre as atividades do Sesi e do Senai, permitindo ao filho do trabalhador entrar na Educação Infantil, no Sesi, e chegar a um curso técnico no Senai. Os Centros Sociais do Sesi ES realizaram 35.000 atendimentos a trabalhadores e dependentes em 1968 e 160.000 em 1976.  

A partir de então, o Sesi mostra resultados que demonstram o equilíbrio entre o bom desempenho e o estabelecimento das metas, atentando para a demanda sempre crescente. Além de oferecer programas de grande visibilidade e importância para a indústria capixaba. 

Missão do Sesi 

Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.