O ranking apresentou as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2018 entre os departamentos regionais do Serviço Social da Indústria (Sesi). O Enem é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país.

Focado no compromisso da Excelência na Educação, o Sesi-ES é destaque nacional mais uma vez. Na avaliação do Enem da rede Sesi Nacional, nosso Estado alcançou a 2ª melhor nota do país, atrás apenas de Minas Gerais.

O Espírito Santo manteve seu lugar no pódio pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, o Sesi-ES também conquistou a 2º melhor nota do Enem 2017.

O ranking foi apresentado na reunião de Diretores Regionais e Superintendentes da última semana em Brasília. Nossa média foi de 599 pontos, o que significa que já ultrapassamos a meta nacional para 2021 (586 pontos).

 

 

Excelência em Educação

Segundo a Diretora de Educação Sesi/Senai, Priscilla Carneiro, desde de 2008, com a reformulação do Enem, o Sesi-ES intensificou a formação dos professores e equipe técnica para elevar a proficiência dos alunos na avaliação do Enem.

“Durante estes 10 anos, conseguimos melhorar significativamente o aprendizado dos alunos e alcançamos pelo segundo ano consecutivo o segundo lugar geral dentre todas as escolas da Rede Sesi do Brasil. Os resultados alcançados traduzem o comprometimento do Sesi-ES com uma educação de excelência, compromisso esses firmado com todos aqueles que fazem parte da indústria capixaba”, reforçou Priscilla.

O Enem é uma avaliação realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Essa avaliação é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, especificamente para os alunos concluintes da 3ª série do Ensino Médio.

O resultado do Sesi-ES foi alcançado, pelo segundo ano consecutivo, graças ao nosso ensino de qualidade que adota metodologias ativas e inovadoras, que estimulam o aprendizado do aluno, além de incentivar que os nossos estudantes sejam protagonistas do conhecimento tendo o professor como mediador de todo o processo. Um ensino que serve também de base empírica para melhor assimilação da iniciação do ensino tecnológico e superior.

Confira abaixo o ranking com as 10 melhores no Enem 2018:

 

Resultados no Enem 2018
1 MG 656
2 ES 599
3 SC 593
4 RN 592
5 MA 586
6 DF 583
7 BA 582
8 PI 577
9 RJ 573
10 PB 572
  Brasil 579

 

Clique aqui e conheça os diferenciais do Sesi-ES!

 

Comparativo média nacional

O Sesi-ES também é destaque no comparativo com a média nacional do Enem 2018. O Espírito Santo se manteve à frente do Brasil com melhores notas nas provas de todas as áreas do conhecimento.

O Enem é dividido em quatro provas objetivas, sendo 45 questões para cada área do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

As escolas do Sesi no Estado obtiveram uma nota média de 562,3 pontos na prova de Linguagens, enquanto a média nacional foi de 526,9 pontos entre todas as escolas do Brasil. Já na avaliação de Ciências Humanas, a média estadual foi de 615,3 pontos e o Brasil teve 569,2 pontos na média nacional.

Já na prova de Ciências da Natureza, o Espírito Santo alcançou uma nota média de 538,5 pontos, enquanto o Brasil teve 493,8 pontos na média nacional. Em Matemática, o Sesi-ES teve uma média de 610,8 pontos, comparado a média nacional que foi de 535,5 pontos.

 

Por Thaíssa Dilly.

Compartilhe